Atividades nos Dias Frios: Dicas de Exercícios para Fazer em Casa
Nem sempre dá para sair de casa para fazer exercícios físicos, não é? Até porque, nos dias chuvosos e no frio, bate aquela preguiça de deixar o conforto da sua residência para ter uma vida ativa e preservar a sua saúde física.
Na verdade, mesmo em casa você ainda pode se exercitar e manter o corpo em forma, basta criar uma lista de exercícios e atividades que podem ser feitos em ambientes fechados.
Para te provar isso, separamos algumas atividades físicas muito simples para você realizar dentro da sua residência e preservar a sua qualidade física. Confira:
Faça atividades abdominais
As atividades abdominais são muito simples, ajudam a definir o músculo da barriga e ainda previnem dores nas costas e em outras regiões do corpo. Elas podem ser realizadas em qualquer local dentro de casa, basta ter uma superfície correta para isso (como um colchonete).
A mais comum é a famosa abdominal militar, feita deitada de costas no chão e usando os músculos do abdômen para levantar o corpo e flexionar a cintura.
Os exercícios de prancha também são exemplos de atividades abdominais e que ainda alongam o corpo ao movimentar o abdômen. Uma versão um pouco mais complicada dessa atividade, mas que te deixará bem mais ativa, é a prancha tocando as pernas.
Na hora de realizá-la, basta ficar em posição de prancha, com os ombros alinhados na linha do cotovelo e as mãos apoiadas no chão. Em seguida, leve a mão direita na lateral da coxa do mesmo lado e volte. Faça a mesma coisa com a mão esquerda. Repita o movimento pelo menos 10 vezes com cada mão para completar uma série.
Realize mais alongamentos
Os alongamentos também são ótimas atividades para se realizar em casa que mexem com todo o corpo, previnem dores musculares e ainda melhoram a circulação sanguínea.
Entre os mais simples está o alongamento bicicleta, que pode ser feito deitado de costas em alguma superfície com as pernas estendidas e as mãos atrás da cabeça. Em seguida, basta erguer o joelho esquerdo na direção do cotovelo direito e fazer o mesmo com o cotovelo direito, levantando levemente a cabeça. O movimento é repetido com o joelho direito e o cotovelo esquerdo.
Como um complemento do alongamento bicicleta, indicamos o alongamento total. Ainda deitado de costas, estenda os braços e as pernas, fazendo com que o corpo todo fique esticado. É importante tentar sustentar a posição por pelo menos 30 segundos. Esse movimento mexe com diversos músculos do corpo, desde as coxas até os braços.
Pratique aulas de dança
Dançar é uma atividade que todo mundo gosta e uma boa forma de cuidar da saúde física e mental. Você pode praticar dança em casa por meio de aulas remotas ou com links de vídeos feitos por professores que ensinam a dançar.
Tome apenas algumas medidas de segurança na hora de praticar: utilize roupas leves e tenha um espaço dedicado para os exercícios de dança, pois você não vai querer topar com algum objeto que possa quebrar enquanto pratica sua atividade.
Comece a fazer yoga
O yoga traz benefícios tanto físicos como mentais, pois ajuda a diminuir a sensação de estresse, melhora tanto a flexibilidade quanto o equilíbrio, e influência em toda a qualidade de vida.
A principal dica para se fazer yoga em casa é ter um espaço bem preparado para isso. Escolha um cômodo silencioso, coloque um tapete ou colchonete no chão e se prepare para realizar os exercícios.
Há diversas aulas de yoga na internet, além de aplicativos que podem te ajudar nessa tarefa. Basta escolher aquele que melhor se adequa aos seus objetivos e começar a praticar.
Pule corda em casa
Quem tem uma corda que se adequa à sua altura em casa pode praticar o ato de pular corda sem problema algum. Não há regra e você pode pular na velocidade e pelo período que achar necessário (nós indicamos pelo menos 3 minutos pulando).
Por ser uma atividade aeróbica, pular corda fortalece o sistema cardiovascular e ainda ajuda na queima de calorias para quem deseja perder peso e procura ter um estilo de vida mais saudável.