Dicas para fazer uma desintoxicação digital
A tecnologia veio para ficar em nossa vida. Hoje não tem como pensar em viver sem o celular para se comunicar ou o computador para trabalhar. Só que usar esses aparelhos em excesso podem causar diversos problemas.
Estresse, ansiedade e dores de cabeça estão muitas vezes relacionados a uma permanência exagerada no meio virtual. Por isso, fazer uma “desintoxicação digital” pode ser importante para nossa qualidade de vida.
Ficando offline
Essa desintoxicação consiste em mudar hábitos da rotina para garantir conexões mais saudáveis consigo mesma no dia a dia. Afinal, você já pensou quantas horas passa no celular? Ou quanto tempo perde no computador?
É importante ter consciência do tempo gasto com esses dispositivos, pois isso pode afetar sua saúde mental e até seu relacionamento com as pessoas.
Claro que permanecer mais tempo offline é algo desafiante, principalmente para quem acha que é muito dependente dessas tecnologias.
Por sorte, há algumas técnicas simples que você pode realizar diariamente e com calma para ir mudando os hábitos aos poucos, pois mesmo uma pequena mudança faz diferença. Confira:
Comece tirando o celular de perto
O celular costuma ser o principal inimigo de quem deseja fazer uma desintoxicação digital. Isso porque é difícil resistir à tentação de dar uma “olhadinha nas mensagens” com ele por perto.
Por isso, a primeira dica é tentar se afastar desse aparelho o máximo possível. Quando estiver com amigos ou família, e durante as refeições, deixe o celular fora de vista, de preferência em algum lugar que você não conseguirá pegá-lo facilmente.
Pense, por exemplo, em como seria incômodo convidar pessoas para sua casa e você acabar ficando no celular o tempo todo.
Por isso, sempre que tiver um tempo livre do trabalho, tente ao máximo ficar longe dele e use-o apenas em emergências.
Controle o uso das redes sociais
As redes sociais são uma das grandes culpadas por problemas de saúde mental nos dias atuais. Elas passam uma falsa impressão de contato com os outros e geram sentimentos de frustração e ansiedade com seu excesso de informações.
O ideal é controlar o uso dessas plataformas. Busque entrar nas redes sociais apenas no fim do dia para verificar mensagens de amigos. Desligue as notificações de aplicativos e evite postar a todo momento atualizações sobre suas atividades rotineiras. Você vai perceber que aquela sensação de estresse diminuirá com o tempo.]
Estabeleça horários para usar a internet
Pode ser no computador ou no celular, se não for para o trabalho, crie um horário rígido no qual você pode acessar sites e plataformas pela internet. Mesmo que seja para seu entretenimento, tente seguir essa regra e procure outras formas de se distrair no tempo livre.
Você pode ler um livro, ver um filme ou até mesmo sair com os amigos. O ideal é controlar como e quando você se conecta à internet para evitar exageros.
Pratique mais atividades físicas
Um ótimo hábito que vai te ajudar a se manter mais tempo offline é praticar uma atividade física todos os dias. Assim, você ficará distraída e longe de aparelhos eletrônicos que possam ser uma tentação nos momentos de descanso.
Além disso, os exercícios ajudam na sua saúde física e mental, permitindo que você melhore sua capacidade de concentração e tenha uma maior sensação de bem-estar.
Tenha manhãs longe do celular
Muitas pessoas têm o costume de usar o celular logo pela manhã para ver e-mails e mensagens de redes sociais. Só que isso pode causar uma sensação de ansiedade desnecessária. Por isso, ao acordar, evite abrir os aplicativos do seu aparelho telefônico e mantenha o foco em outras atividades da sua rotina diária.
Os benefícios da desintoxicação digital
Apesar do foco da desintoxicação digital ser melhorar a saúde mental, ela traz diversos outros benefícios para a sua vida, como por exemplo:- Melhora do relacionamento com os amigos e a família;
- Ajuda a dormir melhor durante a noite;
- Desperta a criatividade e auxilia na concentração;
- Aumenta a sua autoconsciência;
- Melhora a sua produtividade no trabalho.