Doença celíaca: existe alimentação prática para celíacos?
Uma das proteínas mais comuns nos alimentos da rotina diária é o glúten. Presente no trigo, na cevada, na aveia e em diversos grãos, ele ajuda a dar elasticidade à massa de pães, pizzas, biscoitos e bolos. Entretanto, esse nutriente é bastante perigoso para pessoas com doença celíaca.
Essa doença é uma condição autoimune relacionada à intolerância ao glúten. Quem convive com esse problema pode apresentar sintomas como:
- Diarréia aguda
- Perda de peso
- Dor abdominal
- Anemia
- Lesões na pele
- Queda de cabelo
Por isso, os celíacos precisam seguir uma dieta rigorosa e restrita ao glúten.
O que uma pessoa com doença celíaca não pode comer?
Uma dieta celíaca deve eliminar todos os alimentos fontes da proteína que causa o problema. Por isso, qualquer refeição à base de trigo e massas no geral devem ser evitadas. Além disso, bebidas alcoólicas também estão proibidas, pois são feitas com malte e cevada.
Quem convive com a doença celíaca ainda deve ficar de olho em produtos com perigo de contaminação cruzada. Tratam-se daqueles alimentos que não contém glúten naturalmente, mas que no processo de produção podem acabar sendo contaminados pela proteína.
Nesse caso estão molhos como o shoyu e o ketchup, as carnes embutidas, bebidas em pó, entre outros ultraprocessados.
Alimentação prática para celíacos
Em geral, os celíacos precisam optar por alimentos naturais. Entre eles estão as frutas, os legumes, sucos naturais e proteínas animais pouco processadas.Acontece que muitas vezes os celíacos terão dificuldades para ter uma alimentação nutritiva e prática. Seus pratos mais saborosos podem demorar a ser feitos e muitas vezes eles não encontram no mercado opções pré-prontas livres de glúten.
Isso gera um grande problema para celíacos que possuem uma rotina corrida com o trabalho e a família.
É por isso que nós da HolySoup nos comprometemos a oferecer refeições práticas e saborosas totalmente livres de glúten.
Nossas sopas são opções nutritivas para celíacos que procuram uma comfort food gostosa e fácil de preparar na correria da semana, pois:
- Ficam prontas em até 20 minutos e podem ser feitas facilmente na água quente;
- São preparadas com comida desidratada que preserva as vitaminas e os minerais dos alimentos;
- Além de serem zero glúten, são livres de aditivos que causam mal à saúde;
- Possuem alto volume de fibra alimentar que ajuda a regular o intestino.
Vale ressaltar que a maioria das sopas e alimentos instantâneos do mercado possuem alto risco de contaminação cruzada, mesmo quando livres de glúten. Isso não acontece com as nossas sopas, pois temos um processo de preparo altamente rigoroso que evita completamente esse problema.
Dicas de dieta celíaca variada
Apesar das limitações, pessoas que convivem com a doença celíaca ainda podem ter uma dieta variada e cheia de nutrição em sua rotina.Para isso, elas devem investir principalmente em frutas, legumes e hortaliças que possuem bons níveis de fibra alimentar que regularizam a microbiota intestinal.
No momento de obter boas fontes de proteína, é possível escolher carnes bovinas, de frango ou de peixe que não sejam embutidas. O ovo é outro alimento bastante proteico que pode ser inserido na dieta celíaca.
Há diversas opções de cereais sem glúten que também podem fazer parte de uma alimentação mais variada. Entre eles os destaques são o arroz, a quinoa e o milho.
E na hora de pensar no jantar delicioso e prático para celíacos, uma sopa da HolySoup é sempre uma boa pedida. Como há diversas opções de sabores, é possível ter sopas variadas no cardápio e experimentar uma refeição diferente todos os dias.