Sopa é Janta Mesmo? Desvendando o Mito e Defendendo os Benefícios
Apesar do tema gerar muitas controvérsias, a resposta é simples: sopa é janta sim! Na verdade, o prato pode ser consumido a qualquer horário do dia e inclusive ser altamente nutritivo se preparado com os ingredientes corretos.
Uma sopa pode ter o mesmo valor nutricional que uma refeição com arroz, feijão, verduras e carnes como estamos acostumados a comer todos os dias. O que vai definir essa questão são os ingredientes que são colocados nela.
A sopa como uma refeição completa
Quando preparada com produtos variados, ricos em proteínas, fibras e minerais, a sopa é capaz de saciar a fome e ainda oferecer diversos benefícios ao corpo, facilitando a digestão e melhorando a microbiota intestinal.
Para isso, é preciso investir em ingredientes naturais na hora de preparar a refeição e evitar acrescentar temperos e outros aditivos cheios de químicos que afetem a qualidade nutritiva da sopa.
Os ingredientes vão perder nutrientes?
Muitas pessoas acreditam que, ao cozinhar legumes e verduras para uma sopa, parte dos nutrientes essenciais desses produtos serão perdidos. A realidade é que isso é quase um mito, pois o que se perde no momento de cozimento são apenas alguns micronutrientes que pouco afetam o valor nutricional do alimento.
Além disso, esses micronutrientes acabam indo parar no caldo da sopa e como ele será consumido logo em seguida, acaba não ocorrendo perda alguma. Há inclusive alimentos que são mais nutritivos quando cozidos, como é o caso das cenouras, que possuem níveis mais altos de beta-caroteno logo depois de cozinhadas.
A sopa, quando preparada da forma correta, ainda é uma refeição pouco calórica, de modo que se alinha a uma dieta bem equilibrada.
Por que a sopa é perfeita para o jantar?
O principal motivo de a sopa ter se tornado tão popular como uma refeição para o jantar é o fato de ser uma opção leve para o fim do dia, algo que ajuda na digestão do alimento. Com isso, as chances de se ter enjoos e problemas de sono (geralmente causados por alimentos pesados) diminuem consideravelmente.
A refeição ainda é prática e simples de cozinhar, o que leva muitas pessoas a preferi-las como um prato para o fim do dia. Só que nesse momento é bom tomar cuidado: não vale apostar em sopas pré-prontas de sachê em pó, pois elas são alimentos ultraprocessados e com valor nutricional mais baixo.
O ideal é preparar as suas próprias sopas ou buscar por outras opções pré-prontas e saudáveis como as da HolySoup.
O diferencial das sopas da Holy
- Ingredientes desidratados: usamos apenas produtos naturais, como os de uma sopa caseira. Para isso, investimos em legumes e verduras desidratados que não perdem seu valor nutricional.
- Clean label: nossas receitas não possuem qualquer tipo de aditivos e nem glúten, sendo ótimas para celíacos que possuem um cardápio mais limitado.
- Diversas opções: os sabores do catálogo são os mais diversos possíveis e temos certeza que nele você encontrará um sopinha prática que combina com as suas necessidades.
5 comentários
nz7ro9
rfsu0q
Existe alguma contra-indicação para quem tem diabetes tipo 1?