Dietas saudáveis: estratégias para uma vida sustentável
A busca por uma alimentação saudável está fortemente ligada a um estilo de vida sustentável. Isso porque, em um mundo com 7 bilhões de pessoas, somente com estratégias sustentáveis é possível garantir comida para todos. Desse modo, para pensar em dietas saudáveis, devemos falar de alimentação sustentável.
Trata-se não apenas de ter consciência do valor nutritivo dos alimentos, mas também de compreender como aquilo que escolhemos comer vai impactar o meio ambiente e a sociedade.
Desmistificando dietas saudáveis e sustentáveis
Você pode estar pensando que montar dietas saudáveis é algo bastante complicado. Entretanto, há estratégias simples que podem ser aplicadas na sua rotina e que vão te permitir transformar sua jornada de bem-estar, alinhada a uma experiência benéfica ao meio ambiente.
Além disso, nada precisa ser de um dia para o outro. O ideal é que as mudanças de hábito ocorram aos poucos e com base naquilo que for possível para você. Confira algumas práticas simples e saudáveis que poderão melhorar seu estilo de vida e ainda ajudar todo o planeta:
1 - Consuma mais produtos orgânicos
O primeiro passo é adicionar mais legumes, frutas e verduras na sua dieta. Além de serem ótimas fontes de vitaminas e minerais, esses alimentos causam um impacto menor ao meio ambiente no seu processo produtivo.
Para se ter uma ideia, mais da metade dos gases relacionados ao aquecimento global emitidos na produção de alimentos estão ligados à cadeia produtiva da carne vermelha. Estima-se que, caso muitas pessoas diminuam o consumo deste produto, haverá uma redução de 30% na emissão de gases de efeito estufa.
2 - Reduza o desperdício
Evitar o desperdício de alimentos é colaborar para a redução do consumo de água e combustíveis fósseis, bastante aplicados na cadeira produtiva desses itens. Para isso, basta ficar de olho em pequenas atitudes:- Coloque no seu prato somente aquilo que vai comer;
- Compre poucos legumes e vegetais por vez, pois eles podem estragar com facilidade;
- Mantenha os alimentos bem guardados;
- Busque utilizar a casca e outros produtos que sobrarem em pratos criativos.
3 - Cuide das suas panelas
Muita gente não fica de olho nas suas panelas, mas elas podem causar um grande impacto ambiental. Quando o fundo da panela está torto, ela gasta mais energia para aquecer a comida. Por isso, é importante escolher panelas resistentes, para que elas não acabem entortando com o tempo. Além disso, quando for descartar panelas, sempre procure por locais especializados.
4 - Compre alimentos de empresas responsáveis
Busque saber como as marcas das quais você compra alimentos tratam a questão da sustentabilidade. É importante consumir produtos de empresas que realizam o descarte correto de produtos industriais e o uso consciente de embalagens.
Esse é um dos motivos pelos quais a HolySoup resolveu investir na obtenção do selo EuReciclo. Isso significa que, a cada embalagem que produzimos, estamos reciclando o mesmo volume de material usado em um procedimento de compensação ambiental.
5 - Evite sacolas plásticas
Na hora de ir às compras, sempre tenha com você uma EcoBag. O plástico demora muito tempo para ser decomposto e seu descarte está ligado a um grande volume de emissão de gases do efeito estufa. Além disso, evite comprar alimentos embalados em plástico e escolha aqueles que usam embalagens de papel ou papelão.
6 - Dê preferência a alimentos da estação
Dietas saudáveis e sustentáveis também levam em conta o ciclo natural dos alimentos. Isso significa optar por frutas e verduras da estação, pois geram um impacto positivo à economia e ao meio ambiente.